Buscar
  • Ricardo Bravo

Como implementar hábitos?

Atualizado: Out 15

É inegável: somos criaturas de hábitos. Gostamos das nossas rotinas. Eu acordo, escovo os dentes, medito, faço os meus alongamentos, leio, estudo, tomo meu café e só depois vou trabalhar. Todas as manhãs repito este padrão e sinto falta quando falho em algum item. Mas se isto é algo inerente, porque é que é tão difícil implementar novos hábitos? A resposta é: nós olhamos para os hábitos de maneira errada. No artigo de hoje, quero te ajudar em como implementar hábitos na sua vida.



O que é um hábito?

Um hábito, ao contrário do que você possa pensar, não é um objetivo, um sonho ou uma aspiração – é um comportamento. Um comportamento repetido, o número de vezes suficiente para se tornar automático. É também importante dizer que os hábitos definem a nossa personalidade e o nosso carácter.


Na psicologia, o hábito é muitas vezes visto como uma ligação entre um estímulo e uma resposta. Isto significa que existe uma conexão entre algo que aciona esse estímulo e a resposta a esse algo. A repetição desta conexão sistematicamente forma o hábito, que afeta consequentemente todas as decisões e ações. Quando repetido vezes suficientes, essa ação torna-se permanente e inerente, a menos que tomemos a decisão consciente de a mudar.


Como implementar hábitos no dia a dia?


Tenha foco no motivo de querer implementar o hábito na sua vida

Em 1977, a psicóloga Ellen Langer realizou a “Xerox Experience”, chegando à conclusão que nós temos mais tendência a fazer algo quando compreendemos o motivo de o estar realizando. Enquanto seres humanos, precisamos justificar as nossas ações. Sendo a implementação de um hábito algo que pode ser exigente, compreender o motivo de colocar esse hábito na sua vida vai lhe ajudar a ter foco e dedicação.


Não tente mudar toda a sua vida do dia pra a noite

Quando começamos a ler mais sobre desenvolvimento pessoal é normal que, de repente, queiramos mudar toda nossa vida e implementar todas as práticas que, de alguma forma, nos parecem pertinentes. Isto é um erro. Como referi acima, introduzir um hábito na nossa vida sozinho, pode ser muitas vezes algo desafiador. Se escolhemos implementar vários ao mesmo tempo, vamos acabar nos sentindo frustrados e não vamos conseguir fazer essa introdução com sucesso. No meu Programa EVOLUÇÃO, eu sempre digo que o segredo de criar novos hábitos, é levar um hábito de cada vez para a nossa vida.


Estabeleça um objetivo pessoal e comprometa-se com ele

Transforme a implementação desse novo hábito em um objetivo para você. Não o veja como inimigo. Agora que você já compreendeu a importância que tem para você, comprometa-se consigo próprio a adotar o hábito diariamente.


Começa devagar

Além de não implementar vários hábitos de uma só vez, é importante que você introduza os hábitos de uma maneira lenta e progressiva. Por exemplo, se quer começar a ler mais e você não tem esse costume, a tendência é querer começar logo e ler um livro inteiro. E isso, é um dos erros mais comuns. Comece lendo apenas 1 ou 5 páginas por dia, para que a leitura se torne um hábito sustentável. Se você começar a querer fazer tudo de uma só vez, é possível que não consiga levar a tarefa até o fim, por ser algo que não está habituado em fazer.


Divida o hábito em pequenas ações diárias

Um truque para facilitar a implementação de hábitos, é transformá-los em pequenas ações diárias. Isso te ajuda a quantificar o objetivo, permitindo medir o seu sucesso. Essa sensação de ser bem-sucedido, também vai ajudar você a ter motivação para manter o hábito. Pegando o exemplo anterior, se quiser começar a ler regularmente, dê o mesmo objetivo de ler diariamente de 1 a 5 páginas por dia. Você pode ainda associar pequenas recompensas e gratificações aos objetivos cumpridos. Por exemplo, se conseguir ler 5 páginas em 5 dias seguidos, lhe dê um presente.


Não desista!

O mais importante de tudo é não desistir. Como seres humanos, a média é de que precisamos de 21 dias para introduzir um hábito na nossa vida. Eu, pessoalmente, arrisco-me a ir um pouquinho mais longe. Sugiro que foque em manter o hábito na sua vida durante 30 dias. Eu te garanto que no final deste período, a prática vai tornar-se natural na sua rotina. Pode parecer difícil, por vezes, mas se for disciplinado,os resultados vão aparecer – você é capaz!


Para te ajudar com a implementação dos seus hábitos, eu vou lhe presentear gratuitamente com um Habit Tracker. Eu utilizo esse Habit Tracker no Programa EVOLUÇÃO. Ele vai lhe permitir monitorar os dias em que consegue cumprir o objetivo para implementação do seu novo hábito. Faça o download gratuitamente clicando no arquivo abaixo.

habit tracker
.pdf
Download PDF • 1.69MB

Espero que este artigo tenha sido útil e que você consiga implementar novos hábitos no seu cotidiano. Lembre-se que o segredo é não desistir. Defina pequenas metas, dê passos pequenos e seja disciplinado. Caso necessite de acompanhamento no seu percurso, estou sempre disponível para te receber no Programa EVOLUÇÃO! Ah, e lembre-se de me seguir no Instagram.




#hashtags #produtividade #saude #felicidade #harmonia #vidaplena #coaching #ricardobravocoach #bemestar #motivacao #positividade #personalcoach #habitos #sessoes #terapia #palestras #mudancadevida #carreira #relacionamentos #novoshabitos #foco #resultados #programaevolucao


6 visualizações0 comentário