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  • Ricardo Bravo

5 hábitos que prejudicam sua saúde mental

Atualizado: Out 11

Você tem consciência de quanto os hábitos negativos prejudicam a sua saúde mental?

Neste artigo, quero te ajudar a compreender que existem hábitos implementados em seu cotidiano, que estão prejudicando sua saúde mental, proporcionando mais stress, ansiedade, sentimentos de culpa ou falta de confiança.


5 Hábitos Diários que Prejudicam a tua Saúde Mental


1. Passar tempo demais no celular e nas redes sociais

Eu reconheço os benefícios da tecnologia, no entanto, faço questão de utilizá-la no meu cotidiano de forma disciplinada para evitar o vício de estar sempre conectado. Estar constantemente preso às notificações gera ansiedade e o sentimento de não estar conseguindo acompanhar as notícias (o chamado F.O.M.O.), algo que a longo prazo vai efetivamente prejudicar a sua saúde mental. Existe ainda a questão da procura de gratificação imediata nas redes sociais, que pode ter graves impactos na sua autoconfiança e na maneira de como você olha pra si mesmo.


2. Procrastinar

Caso não esteja familiarizado com o termo, a procrastinação é o ato de adiar tarefas ou compromissos que você não quer ou gosta de fazer. Procrastinar, a curto prazo, pode até lhe trazer uma satisfação imediata, no entanto, a longo prazo, vai lhe trazer sentimentos de culpa e de ansiedade. Para evitar a procrastinação, é necessária uma grande autodisciplina, porque esta ação está diretamente ligada com o fato de, enquanto seres humanos, fazemos tudo para evitar a dor. Se existe uma tarefa que de alguma maneira traga desconforto, inconscientemente vamos tentar evitá-la ao máximo. O problema é que, se nos deixarmos levar por este sentimento, iremos sentir as consequências na nossa saúde mental. 3. Não ter um estilo de vida saudável

Ter uma alimentação pouco saudável e viver uma vida sedentária, são hábitos que prejudicam a nossa saúde mental. Existem estudos que provam que uma dieta desequilibrada, rica em açúcares, carne vermelha e alimentos processados, tem uma relação direta com o risco de depressão. Isto significa que, uma dieta equilibrada é vantajosa tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Já o exercício físico ajuda a produzir endorfinas, que contribuem para a sensação de bem-estar, e a libertar o corpo do stress diário, tendo também impactos positivos na redução do risco de depressão. 4. Não sair de casa

Com o aparecimento da pandemia, muitos de nós alteramos os nossos hábitos e passamos a estar mais tempo dentro da nossa casa. Não demorou muito para começarmos a assistir ao aumento de casos de depressão e para este ser um tema frequentemente falado na comunicação social. A razão é simples: a falta de luz solar e de vitamina D contribuem para o aumento de sentimentos depressivos. Sair de casa, sentir o ar fresco e luz natural tem uma contribuição direta para a nossa saúde mental e deve se tornar um hábito diário.


5. Dormir pouco

São muitas as pessoas que não dão o devido valor às horas de sono corretas. Dormir pouco é um dos hábitos que mais prejudicam não só a nossa saúde mental, como a nossa saúde física. É à noite que o nosso corpo regenera e está efetivamente preparado para descansar e “desligar”. Dormir pouco pode dificultar a concentração, e gerar mau humor e irritabilidade.


Aproveite este artigo para fazer uma análise de quais destes hábitos você tem implementado na sua vida e comece a criar estratégias para melhorá-los. A longo prazo, os hábitos desta lista podem ser verdadeiramente prejudiciais para o seu bem-estar.


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